domingo, dezembro 31, 2006

Quem nasceu nos últimos 50 anos quando pensa em Iraque pensa em dôr,guerra,grandes manifestações,grandes tributos a mais outro "grande líder",pensa em petróleo,embargos,zonas de exclusão aérea...pensa em Saddam Hussein.
Nasci em 1981 e ainda me lembro da guerra Irão,Iraque...ainda me lembro dos curdos gaseados no norte do país,dos massacres de xiitas no sul,da invasão do Kuweit,da consequente guerra enfim...um currículo "invejável".
Assisti ao fim do regime e ao fim da sua vida.Se fiquei satisfeito com o primeiro,vejo o segundo como algo lamentável.
Jamais condenaria Saddam Hussein à morte.Jamais.
Não por piedade por um(mais um) monstro mas simplesmente porque sou frontalmente contra a pena de morte.
Vejo a sua abolição como um dos marcos civilizacionais mais marcantes da Humanidade.Não aceito que seja aplicada seja a quem fôr.Nem a Saddam Hussein.
É certo que vejo a agonia iraquiana de longe,mas vou explicar as minhas razões.
Aqui vão:
-As acções daquele tribunal deveriam transmitir uma mensagem segundo a qual não se trata (a condenação à morte) de mais uma ocasião para celebrar a "justiça dos vencedores". Mas sempre a justiça dos "justos".
-Devemos elevar as nossas acções ao nível das nossas crenças e das nossas palavras. Se prezam a paz e se a querem então ele (Saddam) deveria ser testemunha dela.
-Devemos distanciar.nos dos monstros que os carrascos de hoje criaram no passado.Não lhes dando o que querem.Queriam a morte,levassem a perpétua.
-Deveríamos transmitir uma mensagem que fosse mais além do simples e sanguinário "olho por olho,dente por dente".Fartou.se de matar e torturar então que viva por muitos e bons anos para ser testemunha do caos que ajudou a semear.

Saddam deveria estar,portanto,vivo e por muitos anos.
Por querer e ser diferente dele e de muitos outros como ele,gostava que neste momento estivesse vivo.

2 comentários:

Caju disse...

Concordo inteiramente... Mas, por incrível que pareça, não há muito mais gente que assim pense... É triste...mas o mundo real.

Vasco Cotovio disse...

Concordo inteiramente contigo...não podemos aplicar como pena uma acção que fora dos tribunais seria condenável.
É matar alguém por este ter matado.

É simplesmente ilógico...e depois eu sou daqueles que acredita que a vida é um bem que ninguém tem o direito de tirar, ninguém mesmo.

Saddam Hussein devia ter apodrecido numa prisão. Agora fizeram dele um mártir...além de desumano, pode trazer consequências negativas...veremos...

Um grande abraço e feliz 2007 zé.