domingo, dezembro 31, 2006

De um monstro para outro.Só o continente é que muda.
Da Mesopotâmia para a América do Sul.
Chile.11 de Setembro,1973.
Augusto Pinochet.Dele também vimos o seu fim.
Tratou.se de mais um ditador,sanguinário.
Fruto da lógica da Guerra Fria e de doutrinas americanas de contenção do Comunismo,afinal para Washington já bastava Cuba tão ao pé da porta.
Com a ajuda declarada e conhecida da CIA e da Administração Nixon,o General Augusto Pinochet derrubou um regime de esquerda democraticamente eleito,liderado por Salvador Allende e entre 1973 e 1990 assassinou,torturou e fez desaparecer sem rasto centenas de cidadãos chilenos e estrangeiros.
Foram as caravanas da morte,o embarque em aviões de prisioneiros que eram atirados para o Oceano Pacífico;foi a tortura sistemática e as execuções ...foram vários anos assim e outros tantos de encobrimento graças a "amigos" poderosos tais como os Estados Unidos e o Reino Unido.Combateu a disseminação do Comunismo e ajudou a Grã-Bretanha na guerra contra a Argentina em 1982.Com amigos destes...
Matou e mandou matar e sempre contou com uma poderosa e paternalista influência sobre as Forças Armadas e o Senado de que era senador vitalício,estando assim ao abrigo de qualquer tentativa de justiça.
Foi fazendo pouco da dôr e da angústia das famílias dos que foram mortos e que desapareceram.."estava doente" diziam alguns...morreu sem ser julgado.
Mas morreu num regime liderado por uma mulher que não só foi torturada como viu o seu pai ser morto pela Junta Militar de Pinochet...
A História tem destas coisas...e é também por isso que a adoro.
E este também não deixa saudades...

Sem comentários: